terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Desafio dos 8 sonhos

Desafio dos 8 sonhos

O blog Sonetos ao Luar convidou-me para um desafio que consiste em:
a) Escrever uma lista com 8 coisas que sonho fazer ou com as quais sonhe.
b) Convidar 8 bloguistas (ou outro número desejavel) a responder ao mesmo.
c) Comentar no blog de quem partiu o desafio.
d) Comentar no blog de quem desafiamos.
e) Mencionar as regras.

Quanto aos meus oito sonhos, possiveis ou impossiveis, aqui vai:
- Concluir o secundário e seguir para o ensino superior.
- Fazer um salto de para-quedas.
- Fazer voluntariado.
- Coleccionar todos os livros do Nicholas Sparks (publicados em Portugal).
- Ver neve com mais frequência e consitência.
- Ver mais fenómenos naturais, como os eclipeses e estrelas-cadentes.
- Continuar a escrever num diário por uns bons aninhos.
- "Desenrascar-me" no futuro.

Agora gostaria de partilhar este desafio com:
- (Un)hapiness
- Efeito cacahuète
- Janelas para o meu mundo mais secreto
- Madame Fala
- Lado Be da Gi
- Tretas & Derivados
- Uma janela aberta

Este desafio serve, pelo menos, para estabelecermos alguns objectivos na vida e guiar-mo-nos por um certo caminho de acordo com os mesmos escolhidos.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Desesperante sociedade

O que aconteceu aos valores de antigamente? Onde se encontram eles nas atitudes dos demais? E as mentalidades dos jovens, estes que são o futuro das sociedades, porque se distanciam tanto desses valores? Que está a acontecer?
A primeira vez que reflecti sobre a socidade actual já foi há uns anos e nesse momento vi, ou melhor, apercebi-me, o quão desesperante era a sociedade e quanto esta, ou melhor repito eu, as pessoas nela inserida, necessitavam de uma mudança.

- Pessoas pertencentes à chefia de governos que tomam atitudes por vezes infantis. Ora que este faz birra e acusa o outro de roubar o gás natural e por isso quebra o transporte desse recurso para outros países; ora que outro não gostou das palavras que lhe foram dirigidas e por isso decide acabar com as exportações para a Espanha e ora que outros fazem guerrinhas e acordos de cessar-fogo para os quebrarem e matar milhares de inocentes, por motivos não muito viáveis.
- Comunicação social que influencia uma boa parte da população e nem sempre toma posições correctas e nem sempre aborda os temas necessários, dando relevância a certos temas que podem incentivar no sentido negativo, como apelar à violência por excessividade de notícias referentes a esse tema. Começa-se a ver isso como uma coisa comum e por ser tão comum, torna-se menos má de ser praticada. Sem falar já de certos canais televisivos...
- Adultos, os mentores e os que devem dar os exemplos aos jovens, que se esquecem dos valores e tomam atitudes inaceitáveis. Um, para seu bel-prazer minoriza os demais para sustentar o seu ego e faz jogo sujo para chegar ao topo na sua carreira; outro, recusa que a mulher seja considerada como um ser que possui vontades, sonhos e liberdades e prende-a a si, fazendo dela, muitas vezes, o seu saco de boxe onde descarrega as fúrias ou um simples objecto sexual, donde obtém prazer; E ora que um, possuindo uma religião, afirma que o homicídio em massa que executará é em nome de Deus, quando na verdade, a meu ver, um verdadeiro Deus apenas se preocuparia com o bem dos que vivem cá em baixo; Assistimos, todos os dias, a tragédias, algumas delas provocadas por fenómenos naturais, ou relativamente naturais, e outras provocadas por homens cuja consciência se deve encontrar desprovida de valores e coração corrompido. Pessoas que contribuem para uma situação familiar muito desagradável. E alguns, esses alguns que apenas vivem numa ignorância, não se importando com os outros e esquecendo-se que sem esses mesmos são uma parte importante deles mesmos e da vida deles. Mães que abandonam os seus filhos, sem um pingo de arrependimento, mesmo até sabendo que haveriam outras soluções.

Através destes grupos acima mencionados, com alguns comportamentos tomados nesta sociedade de hoje em dia, como seria de esperar que se comportassem os jovens?

- Os jovens agora têm uma mentalidade direccionada somente para o bem deles. Graças a Deus que já conheci muitas e boas pessoas com um sentido de solidariedade enorme, mas na generalidade, os jovens não o possuem. Depois há aqueles que se julgam os maiores e não o são, escondem as suas fraquezas através da violência, quer física, quer mental, quer psicológica, ao agredirem os considerados por eles como inferiores. Outros que só pensam no prazer, no prazer carnal e que iniciam a sua vida sexual muito, mas muito cedo (por volta dos 11-12 anos). Perdem a sua inocência e mesmo apesar de possuirem consciência e valores, continuam a levar uma vida onde esses prazeres são satisfeitos, o que é errado, porque a vida não se deve basear nisso. Uns, que tal como certos adultos, se sentem donos do mundo e se acham melhores que todos os outros demonstrando esse sentimento rebaixando todos e realçando excessivamente as suas qualidades, esquecendo-se que também possuem defeitos. Outros mais que desrespeitam o corpo das raparigas e rapazes, valorizando somente as características físicas. Jovens que se fazem de vítimas constantemente para se sentirem apreciados e revirarem a atenção para eles, não sendo essa obsessão necessária. Por vezes, há uns que simplesmente não são dotados de valores e desrespeitam tudo e todos, e outros que não querem saber do valor que possuem para efectuar uma mudança nas sociedades.

Apenas alguns aspectos que denotei nestes anos. Claro que são aspectos negativos, porque devemos estar alertas para estes, mas também valorizo o que de bom há nas sociedades, mesmo que estejam na penumbra dos outros.
Com uma sociedade assim, não creio que iremos longe. Será que efectuando alguma alteração nos comportamentos de algum dos grupos acima referidos, uma mudança maior e benéfica possa estar iminente? É verdade que se tem efectuado uma mudança nestas décadas, mas há mais coisas más relevantes que as boas.
De facto, hoje demonstro aqui, como já o fiz por vezes, o meu descontentamento e desespero para com a sociedade actual. Enfim, estas são umas míseras palavras de uma jovem que sonha que pode existir um mundo melhor, se todos nós contribuirmos um pouquinho para isso.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Tristeza

Cá me esperas.
Vens e conquistas o meu ser nos momentos mais fracos, mas pois, que com a contribuição dos demais e de outras vontades corajosas, o teu lugar é destronado pela alegria, mesmo que esta seja momentânea.
Quando te instalas, convidas o desânimo, o desespero e controlas a minha mente, para que esta se dirija apenas às partes negativas das minhas vivências. Cresces à medida que me rendo e tornas-te quase invencível. Persistes e persistes e não me deixas em paz. Sei que fazes o mesmo com outros e não acho isso, de todo, correcto.
Nos teus momentos de grandeza fazes-me perder o que de bom há à minha volta. Tapas os meus olhos para não ver ou então reduzes a minha visão, para que os pequenos aspectos da vida passem despercebidos e não lhes possa incutir a importância devida.
Comandas-me, vences-me, tornas mais insignificante o meu ser, e ele fica desprovido das suas qualidades e da sua relevância.
Não vives para sempre não. Eu arranjo sempre forma de te eliminar, ou devido às minhas vissitudes e convivências tu acabas por desaparecer.
Minha cara tristeza, hoje não me vences. Hoje já experimentaste o teu poder sobre mim, mas não te deixei subsistir por muito tempo. Talvez venhas amanhã ou depois, como já vieste no passado, mas a alegria vencer-te-á sempre, sempre que esta se fizer sentir tu serás destronada. Pois sabes, tenho verdadeiros anjos na minha vida e contra eles nada podes (tento afastar-te deles o melhor que posso), contra a felicidade que eles me apresentam não há força tua que persista. Hoje não me venceste e no amanhã, desde que hajam condições para tal, uma vez que tu és necessária por vezes, mas somente, por poucas e minimas vezes, também não me vencerás.

Frases...

- “A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.” Carlos Drummond de Andrade

- “Por mais longa que seja a noite, o sol volta sempre a brilhar.” Autor Desconhecido

- “A casa da saudade chama-se memória: é uma cabana pequenina a um canto do coração.” Coelho Neto

- “Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se, os amadores construíram a arca. Profissionais construíram o Titanic.” Autor Desconhecido

“A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro.”Platão

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Um ano novo: 2009

Cá está. Veio um novo ano.
É altura de um novo começar, de um novo lutar.
Este ano propomo-nos a agarrar os desejos e sonhos e de os tornar realidade.
Acabar com as infelicidades e querer ser feliz.
Manter a saúde ou vencer a doença.
Sair bem sucedido no trabalho.
Ter a oportunidade de encontrar o amor.
Propomo-nos a construir um melhor eu e uma melhor vida.
Um ano cheio de vontades.
Que o tal novo começar traga tantos aspectos positivos quanto possível.
Porque com um pouco de esforço, conseguimos alcançar os objectivos.