Segundo o calendário gregoriano pelo qual nos regemos, pouco falta para que 2011 ceda o seu lugar a 2012.
Um ano da nossa vida que fica registado no caderno mental das memórias, um ano da nossa vida que fica para trás e deixa caminho livre para que o destino imprima nas restantes páginas os seus novos traços, as suas surpresas, as suas aventuras.
E nesta altura vemos tudo o que estes 12 meses, 52 semanas ou 365 dias englobam, tudo o que está a chegar ao fim.
Perante tal cenário, acreditamos quando nos dizem "Ano Novo, Vida Nova", porque essa simples frase vem sempre acompanhada de esperança, de alegria, mas isso não é mais que uma desculpa para nos permitirmos de recomeçar, de emendar os erros do passado, de esperar algo diferente, de dar um passo em frente perante aquilo que nunca conseguiramos enfrentar ou fazer. É um incentivo, uma mudança, uma vitória prestes a acontecer.
E muitos, esperando um ano melhor que o anterior, elaboram as suas listas, fazem os seus desejos, estabelecem os seus objectivos e comem as suas passas, enquanto brindam ao soar da meia-noite.
Mas essa tradição, de estabelecer os pontos que se quer melhorar ou o que se cumprir no decorrer de um ano, não é algo recente. Remonta, segundo maioria das fontes consultadas, a 153 A.C., quando um líder Romano - Janus - foi colocado no topo do calendário. A sua figura apresentava duas faces, permitindo assim que o seu olhar se voltasse para trás, vislumbrando os acontecimentos passados, bem como para a frente, enfrentando o futuro. Assim, tornou-se símbolo das resoluções e muitos Romanos queriam o perdão dos inimigos e até faziam trocas de presentes no início de cada ano. (http://www.goalsguy.com/events/n_facts.html)
Com o tempo, as sociedades modificaram-se e as ambições foram evoluindo, o que levou à construção de diversos costumes à volta deste evento. Alguns ainda persistem nos dias de hoje, como é o caso das listas com os desejos para o novo ano.
Para elaborar uma apenas é necessário o uso da mente e a pretensão do coração.
A tarefa torna-se mais fácil se:
- se for realista, estabelecendo objectivos que sejam atingiveis
- os objectivos forem especificos, facilitando a construção de um caminho rumo a um objectivo major
- se encontrarem alternativas a dado comportamento, por exemplo, quando se quer deixar de fumar e se fuma devido ao stress, porque não arranjar forma de descontrair para diminuir essa necessidade?
É preciso também ter em conta que estes desejos devem estar direccionados a coisas que sejam realmente importantes para a pessoa, e não o próprio acha que devia fazer ou o que os outros esperam que ele faça. ( http://www.ehow.com/how_12077_new-years-resolutions.html#ixzz1hyiH1Lne )
Com mais ou menos objectivos, com estas ou outras preocupações ou pretensões em mente, uma boa parte da população repete os mesmos 10 desejos:
- Passar mais tempo com família e amigos
- Fazer mais exercício físico
- Perder peso
- Deixar de fumar
- Aproveitar mais a vida
- Deixar de beber
- Saldar todas as dívidas
- Aprender algo novo
- Ajudar os outros
- Ser mais organizado. (http://thecripplegate.com/a_new_year_top_ten/)
É algo inevitável, porque o que pretendemos gira quase sempre em torno do mesmo: queremos ser mais saudáveis, queremos dar mais de nós aos outros e ser mais para os outros, mas também queremos obter algum proveito próprio. Daí que tanta gente pretenda construir o seu futuro com as mesmas bases, porque a partir daqueles pontos se pode dar asas à imaginação para elaborar outras pretensões, a cumprir ao longo de um ano, e se pode iniciar a viagem por e para uma nova vida.
Por isso, fica aqui a sugestão de prolongar esta tradição por mais uns anos, até como forma de dar o rumo que queremos às nossas vivências, de tomar as rédeas do nosso caminho e nos conduzirmos ao lugar onde queremos estar, onde nos vemos a estar e à pessoa que queremos ser.
Mesmo que o acaso e outras forças externas interfiram com as nossas resoluções, se não cumprirmos a nossa parte, se não lutarmos por aquilo que pretendemos, ainda menores serão as probabilidades do que queremos, não suceder.
Então empenhemo-nos por uma vida melhor, por um ano melhor.
-
Deixo duas sugestões para quem procura alguma inspiração: uma lista de 100 resoluções (http://matadornetwork.com/bnt/100-new-years-resolutions-for-2011/) e outra de 50 (http://www.buzzle.com/articles/new-years-resolutions2011.html.
2 comentários:
Assim seja.Que a mudança se dê dentro de nós.Bom Ano.Beijinhos
Bom Ano 2012!!!
beijinhos.
Enviar um comentário