sábado, 10 de setembro de 2011

Provoca um sorriso!

Ao ler dois textos inspiradores de duas amigas minhas, autoras do Erro de Servidor e Queria apenas dizer-te que... decidi colocar aqui um desafio cuja ideia já não é nova, mas que também procurarei cumprir. E o desafio intitula-se: "Provoca um sorriso!"
-
-
Quantas vezes nos coibimos de fazer algo tão simples como cantar no metro só porque o silêncio é mais confortável? Ou até cumprimentar um estranho? Ou dizer a alguém que gostamos dela quando ainda é tempo porque nunca se sabe o dia de amanhã?
É disso que este desafio se trata, de provocar sorrisos espontaneos, de melhorar o dia a alguém com acções simples e descobrir que o mundo não é tão mau afinal.
Proponho então alguns pequenos passos:
-
- Dizer "bom dia" a alguém que não se conheça;
- Cantar, murmurar ou assobiar no meio da rua ou num transporte público;
- Tentar fazer pelo menos um gesto simpático por alguém todos os dias. Se for muito difícil, tenta-se um por semana.
- Mandar uma mensagem a um número desconhecido com uma mensagem optimista. Pode até haver chatices, mas quem sabe se a pessoa que a recebe não estaria a precisar de algo assim?
- Retomar contacto com um amigo. Há amizades que por acção do tempo se perdem, mas basta um esforço para elas perdurarem.
- Mostrar o quanto gostamos dos que nos são próximos através de pequenos gestos. Mesmo que seja lamechice, é sempre bom sentir-se amado por outrem.
- Dizer uma palavra simpática a quem se encontra a nosso lado, mesmo que nunca tenhamos visto a pessoa. Um elogio decente (não daqueles dos trolhas, por assim dizer) pode ser uma boa recordação desse dia.
- Não se chatear por coisas pequenas, como o tempo que o autocarro demora ou o trânsito que está. Apenas aproveitar o tempo e saborear o dia.
-
Pode ser difícil e acredito que em inúmeras circunstâncias para muitas pessoas o seja, mas vale a pena. Vale a pena deixar o receio e todos esses muros que se erguem com as regras sociais e vidas ocupadas cairem, tal e qual como sucedeu com o Muro de Berlim, porque esse marco é agora símbolo de vitória. Porque um só gesto pode fazer a diferença e se cada um estiver disposto a cumprir nem que seja um só daqueles pontos, estaremos juntos a tornar este mundo melhor.
Basta abraçar a calma, tudo com uma inspiração e expiração e um sorriso no fim.
-
Quem quiser pode divulgar este desafio no seu espaço.
Está aberto a todos os leitores e até a quem passa mas não lê, quer dizer, só espero que pare ao menos por este textinho.
Agora é só arregaçar as mangas e mãos à obra!
-
P.S. - Se quiserem, depois descrevam por aqui o que sentiram, como reagiram os outros e o impacto que as acções tiveram.

3 comentários:

Cesarina disse...

olá maninha...
é bom saber que estou a servir de inspiração a uma pessoa à qual eu considero ter um verdadeiro talento pra escrita :)
vou tentar cumprir com este desafio...
depois conto-te como correu :)
(e vou divulga-lo pra que mais gente adira :) )
beijinho*

linksdistodaquilo disse...

Olá

Segui pegadas e encontrei este lindo blog.
E gostei. Gostei muito.
Boa semana.
Vou voltar.

Um beijo.

TITA disse...

És um verdadeiro doce.Reparte-o...Beijinhos