sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Direitos...

Tanto quanto sabem, existem os direitos do Homem. Mas estes nao são respeitados por todo o mundo. Por exemplo: os esquimós praticam o infanticidio; no medio oriente as mulheres têm menos direitos que os homens, etc.
Nao vos revolta saber que, apesar destes direitos existirem para serem respeitados e cumpridos universalmente, nao o são?
E as pessoas que sofrem com isso terão culpa do que lhes acontece?
Não.
Eu pelo menos acho que não, pois o campo político é que intervêm principalmente nisso. Logo, os culpados serão os governantes, os dirigentes, que nao se opõem ao que acontece, aos direitos que sao tirados a milhões de pessos, simplesmente ignoram.
Triste. Muito triste.
Revoltante? Sim, muito revoltante.
Se ao menos se pudesse fazer algo quanto a isso...

Peço desculpa por não ter escrito nestes dias, mas têm sido dias duros, muito duros e não tenho tido vontade e condição psicológica para escrever.

2 comentários:

Anónimo disse...

Na China, eles nem sabem que isso existe. E a culpa disso é dos governantes, neste caso, pois dá-lhes jeito que eles não saibam dos seus direitos, para assim os explorarem. Tudo por causa do capitalismo absurdo que aflige aquele país.
Mas às vezes, a culpa não é só dos governantes, também é culpa da sociedade que é muito conservadora e muito ligada às tradições e estão habituados à desigualdade social. Basta pensar nas pessoas que defendiam o liberalismo: só palavras, mas não era bem assi na prática, as pessoas não eram a assim tão livres.

Fernando d'Almeida disse...

Concordo contigo, embora os direitos não sejam reconhecidos por todos os países. Foram criados os direitos do Homem, mas não aprovados por TODOS os Homens. A sociedade falha e nós não podemos fazer nada. Porquanto, quando crescermos ("e seremos os jovens de amanhã") aí ainda reside alguma esperança. Resta saber é se a mesnsagem de hoje não estará a ser mal transmitida para amanhã...